domingo, 1 de junho de 2014

Condicionamento Clássico 

O condicionamento clássico é uma teoria do fisiologista russo Pavlov (1849-1936) , na qual ele acreditava que para aprender, teria que haver a ligação entre o estímulo e uma resposta aprendida, através da contiguidade; envolvendo várias ações neurológicas, como o estímulo, um reflexo ou uma resposta. O princípio básico desta teoria é o associacionismo, onde Pavlov associa animais em laboratório, com um estímulo (som), uma resposta (salivação) associados a outro estímulo (comida). Enfim, Condicionamento Clássico se baseia em : " um processo de desenvolvimento de reflexos condicionados que se obteriam substituindo os estímulos não condicionados por estímulos condicionados."

Ex: vídeo que mostra o condicionamento clássico. Toda vez que toca a campainha no bar, as pessoas latem e tomam uma dose de bebida. 

 

Condicionamento Operante 

Condicionamento operante, teoria desenvolvida por Skinner que acreditava que não há apenas uma resposta e sim duas, chamadas de correspondentes e operantes. Os correspondentes são aquelas respostas que temos com um estímulo, como por exemplo, comemos (resposta) quando estamos famintos (estímulo). Já as operantes são espontâneas, sem razão específica e próprias do ser humano, como por exemplo ler um livro, jogar, prestar atenção, etc. " As respostas operantes formam a base da sua teoria do condicionamento operante."

Ex: Toda vez que a mulher faz age corretamente de acordo com as vontades do homem de blusa verde, ele oferece a ela um chocolate como recompensa.


Diferença entre condicionamento Clássico e Operante

Estímulo: "No condicionamento clássico, o estímulo é específico e identificável e é apresentado num curto espaço de tempo. No operante trata-se de um conjunto de estímulos não identificáveis e são apresentados durante um período longo de tempo."

Resposta: "No clássico, a resposta é específica à situação criada, é involuntária e executada mecanicamente. No operante, a resposta não é específica, é dada ocasionalmente e é voluntariamente iniciada pelo sujeito."

Relação resposta-reforço: "No clássico, o reforço antecede e é independente da resposta. No operante, o reforço sucede e é dependente da resposta."

Atitude do sujeito: "No condicionamento clássico o sujeito é passivo, na medida em que a resposta não é da sua iniciativa. No condicionamento operante, o sujeito é ativo, decidindo os comportamentos a efetuar."


Postado por Ana Beatriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário