sábado, 31 de maio de 2014

Condicionamento Clássico 

“O condicionamento clássico é uma aprendizagem relativamente automática, de respostas emocionais, perante estímulos” 

Olá, meu nome é Káritas Ribeiro, trabalho em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e vou descrever três exemplos de condicionamento clássico do meu cotidiano no trabalho:

1º A unidade é aberta às 7 da manhã, chegando lá há uma sala de espera onde todos os pacientes devem aguardar pra serem atendidos. Para a maioria dos procedimentos há necessidade de aguardar em fila, porém enquanto os funcionários não anunciam o início do atendimento (que não é feito verbalmente, mas pela abertura do guichê da recepção ou da porta de entrada da coleta de sangue), todos os pacientes permanecem sentados. Então, assim que um funcionário abre a porta de atendimento se forma uma fila, na ordem de chegada de cada paciente, eles já estão condicionados a ter certa atitude mediante determinada ação dos funcionários.

2º Quando um paciente é bem informado e cobra seus direitos de cidadão, mediante a falta de resolução de seu problema na recepção ele imediatamente solicita a presença do coordenador da unidade para um parecer da pessoa de maior cargo do local. Eles estão condicionados a ter seu problema resolvido de qualquer forma.

3º Antigamente a maioria dos problemas apresentados pelos pacientes na unidade de saúde era resolvido pelas assistentes sociais, hoje muita coisa mudou, as atribuições para determinados cargos mudaram, porém o nome que este cargo recebe leva os pacientes a procurá-las sempre, mesmo que a resposta não esteja ao alcance delas. Há um condicionamento da parte dos pacientes na procura das assistentes sociais.

 



Condicionamento Operante 

“É o processo pelo qual certa classe de comportamentos fica sob o controle de suas consequências. O termo faz referência ao fato de que esta classe de comportamentos opera no meio modificando-o, e por sua vez estas modificações também alteram o comportamento.”

Vou mencionar três exemplos de condicionamento operante no meu trabalho: 

1º - Quando o paciente consulta com determinado médico ele recebe uma série de papéis e se encaminha para a recepção, sem dizer nada ele simplesmente entrega os papéis e aguarda uma resposta, como as recepcionistas já estão acostumadas com este tipo de atitude, elas simplesmente realizam o que é necessário no pedido do paciente e o orienta.

2º - A unidade de saúde realiza periodicamente trabalhos focados em determinado tipo de população -  diabéticos, hipertensos, obesos, pacientes com hanseníase etc., quando o dia de cada atividade chega os pacientes já estão orientados a procurar determinado local na unidade e aguardar até que as atividades comecem, há palestras, dinâmicas e uma soma no conhecimento de seu problema de saúde.

3º - Antigamente os preservativos eram entregues a população por meio das assistentes sociais, hoje eles ficam à disposição da população em uma caixa na recepção, sem nenhum impedimento. Mas os paciente interessados nos mesmos chegam à unidade e ficam olhando a caixa como na imagem abaixo, só pegam depois que algum funcionário percebe que o paciente deseja algo. O olhar é como um mecanismo de acionamento para recebimento do item desejado e realmente funciona.

 


  

Fonte: Fragmento de texto retirado do site:https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070417095800AAElPrC)  

(Fragmento de texto retirado do site: http://cafe-com-ciencia.blogspot.com.br/2012/02/o-condicionamento-operante-definicao-e.html)

Postado por Káritas Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário