domingo, 1 de junho de 2014

As vantagens e desvantagens das teorias de motivação 

 

Teoria de Hierarquia

A vantagem desta teoriaA teoria é associada à lógica intuitiva e é fácil de compreender; Maslow entendia que o indivíduo para se motivar necessitava suprir os 05 andares de sua pirâmide, (todos eles) assim eles passam a ideia de que o ser humano se limitam apenas ao nível biológico. 

A desvantagem desta teoria:  Maslow não fornece comprovação empírica substancial ou outros estudos e abordagens que buscam validar a teoria,  não conseguiram encontrar embasamento para ela. 
Abraham Maslow

Teoria de Existência, Relacionamento e Crescimento 

A vantagem desta teoria: A Teoria mostra que mais de uma necessidade pode estar ativa ao mesmo tempo, e se uma necessidade de nível maior for reprimida, o desejo de satisfazer outra de nível inferior aumentará. 

A desvantagem desta teoria: Possui uma dimensão de frustração , quando uma necessidade de nível alto é frustrada, cresce o desejo de atender a uma necessidade de nível baixo, assim, a frustração pode levar à regressão e a uma necessidade de nível baixo.
Clayton Alderfer

Teoria das Necessidades Adquiridas 

A vantagem desta teoria:  Ela incentiva de certa forma algumas pessoas a buscarem a excelência para se realizarem e fazerem as melhores coisas.

A desvantagem desta teoria: Nesta teoria uma grande necessidade de realização não conduz, necessariamente, a um grande desempenho , os indivíduos estão mais interessados em se sair melhor sob o ponto de vista pessoal, e não em convencer outros a melhorar o desempenho.
David Clelland 


Teoria X e Y

Douglas Mc Gregor propôs duas versões distintas do ser humano com base em sua observação na forma como os executivos tratavam seus funcionários e conclui em duas teorias uma basicamente negativa, chamada de Teoria X e outra basicamente positiva, chamada de Teoria Y

A desvantagem desta teoria : Não existem premissas que de ambas as teorias sejam válidas, nem de que a aceitação das premissas da Teoria Y e a alteração do comportamento individual de acordo com ela resultem em um funcionário mais motivado.

A vantagem desta teoria: Para maximizar a motivação dos funcionários, propôs idéias como a do processo decisório participativo, a das tarefas desafiadoras e de muita responsabilidade e a de um bom relacionamento de grupo.
Douglas McGregor

Teoria de Dois Fatores ou Higiene- motivação 

Proposta pelo psicólogo coma a crença de que a relação de uma pessoa com seu trabalho é básica, e de que essa atitude pode determinar seu sucesso ou fracasso, ele realizou uma pesquisa e tabulou e categorizou as respostas. 

A desvantagem desta teoria: O procedimento utilizado por Herzberg é limitado por sua metodologia, quando as coisas não vão bem, as pessoas tendem a tomar o crédito para si, caso contrário buscam culpar o ambiente externo pelo fracasso. 

A vantagem desta teoria: Explicita que os fatores que levam a satisfação no trabalho são diferentes e separados daqueles que levam a insatisfação.
 Frederick Herzberg

Fonte: texto+11conceitos-basico-motivacao_robbins.pdf

Postado por Cálita Silva

Motivo+ ação=Motivação no ambiente de trabalho

"Este é um tema que está sempre em alta no âmbito da administração empresarial. Muitos gestores e empresas recorrem a livros ou palestras motivacionais, todos querem saber qual é a fórmula para motivar, qual a melhor técnica deve ser usada na sua empresa."


Mas afinal, o que é motivação? 
Segundo o dicionário Aurélio motivação significa:“Ato ou efeito de motivar; Palavra popularmente usada para explicar por que as pessoas agem de uma determinada maneira. Em psicologia e nas outras ciências do comportamento, a palavra tem uso mais limitado. Alguns cientistas veem a motivação como fator que determina o comportamento.''
"O fato é que motivação é uma força intrínseca que vem de dentro de cada indivíduo, ou seja, somente cada um sabe os motivos que os levam a realizar determinada ação,portanto não é correto falar que alguém te motivou, pois a motivação é o conjunto de fatores que te levaram a ter prazer em realizar. É bem verdade que algumas pessoas de sucesso podem te inspirar ou estimular, mas a vontade de fazer está em cada um."
Algumas ações são propícias para o melhoramento do trabalho em equipe e podem ser fatores que impulsionem a motivação no ambiente de trabalho. Vejamos algumas:
1- Trate seus empregados com urbanidade:
"Mostre ao seu funcionário que ele agrega valor à empresa, que é fator primordial para o sucesso da mesma. Tente perceber a imagem que ele tem da organização. Dificilmente ele vai se sentir motivado se não admira a empresa em que trabalha.Respeite a sua equipe e a individualidade de cada um,pois só assim poderá formar uma equipe unida. Você não precisa amar ninguém, mas precisa entender a importância de seu trabalho e respeitá-lo como profissional."
2-Acredite nos seus funcionários
Faça com que eles percebam que é verdadeiro em suas avaliações e mostre que acredita nas orientações que repassa para a equipe. Demonstre coerência em suas ações para que a recíproca seja verdadeira. Você não poderá cobrar pontualidade se chega diariamente atrasado. Confie nas informações vindas deles.
3-Dê oportunidade
"Para que eles interajam e se manifestem a favor da empresa, coloque em prática as boas ideias, mesmo que isso no primeiro momento pareça absurdo. Obviamente que não deverão ficar prejudicado os objetivos e metas da empresa, mas o bom gestor deve ouvir. O que não deve ser aplicado agora, poderá ser útil em momento posterior. E não esqueça de indicar que a ideia não é sua. Esta é mais uma forma de motivar o funcionário. Não seja centralizador."
4-Crie um "momento mágico"
Periodicamente, desenvolva alguma atividade inusitada junto à sua equipe, como leituras, sessão de meditação, yoga, ginástica laboral,etc. Existe uma infinidade de opções que você tem para quebrar a rotina, integrar seu pessoal, divertir e motivar para desenvolver um ambiente de trabalho mais produtivo.Tente sentir o que a equipe acha mais interessante.
5-Crie espaço para desenvolver talentos
"Todo ambiente corporativo tem sempre algum talento escondido. Sempre que possível identifique colaboradores que gostariam de apresentar algum trabalho ou performance para a equipe. Veja se existe alguém que cante e convide pra ser uma das atrações em algum evento da empresa como final de ano, dia do trabalhador ou aniversário da empresa."
6- Elogie e reconheça.
"O elogio e o reconhecimento por um trabalho bem realizado devem sempre ser sincero. Falsos elogios ou elogios muito exacerbados fazem perder a credibilidade. Porém, não economize elogios se a pessoa fez por merecê-los; ao elogiar, faça-o com sinceridade e convicção e, se possível, diante de outras pessoas. Isso provocará um efeito positivo em todos. Mas, quando for repreender ou chamar a atenção de alguém, faça-o sempre em particular, sem a presença de outras pessoas. Com isso, você estará preservando o orgulho e ou auto respeito, gerando em seu funcionário a tão esperada motivação."
Autoria: Tiago de Oliveira
 Postado por Caio Lucius
Condicionamento Clássico 

O condicionamento clássico é uma teoria do fisiologista russo Pavlov (1849-1936) , na qual ele acreditava que para aprender, teria que haver a ligação entre o estímulo e uma resposta aprendida, através da contiguidade; envolvendo várias ações neurológicas, como o estímulo, um reflexo ou uma resposta. O princípio básico desta teoria é o associacionismo, onde Pavlov associa animais em laboratório, com um estímulo (som), uma resposta (salivação) associados a outro estímulo (comida). Enfim, Condicionamento Clássico se baseia em : " um processo de desenvolvimento de reflexos condicionados que se obteriam substituindo os estímulos não condicionados por estímulos condicionados."

Ex: vídeo que mostra o condicionamento clássico. Toda vez que toca a campainha no bar, as pessoas latem e tomam uma dose de bebida. 

 

Condicionamento Operante 

Condicionamento operante, teoria desenvolvida por Skinner que acreditava que não há apenas uma resposta e sim duas, chamadas de correspondentes e operantes. Os correspondentes são aquelas respostas que temos com um estímulo, como por exemplo, comemos (resposta) quando estamos famintos (estímulo). Já as operantes são espontâneas, sem razão específica e próprias do ser humano, como por exemplo ler um livro, jogar, prestar atenção, etc. " As respostas operantes formam a base da sua teoria do condicionamento operante."

Ex: Toda vez que a mulher faz age corretamente de acordo com as vontades do homem de blusa verde, ele oferece a ela um chocolate como recompensa.


Diferença entre condicionamento Clássico e Operante

Estímulo: "No condicionamento clássico, o estímulo é específico e identificável e é apresentado num curto espaço de tempo. No operante trata-se de um conjunto de estímulos não identificáveis e são apresentados durante um período longo de tempo."

Resposta: "No clássico, a resposta é específica à situação criada, é involuntária e executada mecanicamente. No operante, a resposta não é específica, é dada ocasionalmente e é voluntariamente iniciada pelo sujeito."

Relação resposta-reforço: "No clássico, o reforço antecede e é independente da resposta. No operante, o reforço sucede e é dependente da resposta."

Atitude do sujeito: "No condicionamento clássico o sujeito é passivo, na medida em que a resposta não é da sua iniciativa. No condicionamento operante, o sujeito é ativo, decidindo os comportamentos a efetuar."


Postado por Ana Beatriz