sábado, 31 de maio de 2014

Condicionamento Clássico 

“O condicionamento clássico é uma aprendizagem relativamente automática, de respostas emocionais, perante estímulos” 

Olá, meu nome é Káritas Ribeiro, trabalho em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e vou descrever três exemplos de condicionamento clássico do meu cotidiano no trabalho:

1º A unidade é aberta às 7 da manhã, chegando lá há uma sala de espera onde todos os pacientes devem aguardar pra serem atendidos. Para a maioria dos procedimentos há necessidade de aguardar em fila, porém enquanto os funcionários não anunciam o início do atendimento (que não é feito verbalmente, mas pela abertura do guichê da recepção ou da porta de entrada da coleta de sangue), todos os pacientes permanecem sentados. Então, assim que um funcionário abre a porta de atendimento se forma uma fila, na ordem de chegada de cada paciente, eles já estão condicionados a ter certa atitude mediante determinada ação dos funcionários.

2º Quando um paciente é bem informado e cobra seus direitos de cidadão, mediante a falta de resolução de seu problema na recepção ele imediatamente solicita a presença do coordenador da unidade para um parecer da pessoa de maior cargo do local. Eles estão condicionados a ter seu problema resolvido de qualquer forma.

3º Antigamente a maioria dos problemas apresentados pelos pacientes na unidade de saúde era resolvido pelas assistentes sociais, hoje muita coisa mudou, as atribuições para determinados cargos mudaram, porém o nome que este cargo recebe leva os pacientes a procurá-las sempre, mesmo que a resposta não esteja ao alcance delas. Há um condicionamento da parte dos pacientes na procura das assistentes sociais.

 



Condicionamento Operante 

“É o processo pelo qual certa classe de comportamentos fica sob o controle de suas consequências. O termo faz referência ao fato de que esta classe de comportamentos opera no meio modificando-o, e por sua vez estas modificações também alteram o comportamento.”

Vou mencionar três exemplos de condicionamento operante no meu trabalho: 

1º - Quando o paciente consulta com determinado médico ele recebe uma série de papéis e se encaminha para a recepção, sem dizer nada ele simplesmente entrega os papéis e aguarda uma resposta, como as recepcionistas já estão acostumadas com este tipo de atitude, elas simplesmente realizam o que é necessário no pedido do paciente e o orienta.

2º - A unidade de saúde realiza periodicamente trabalhos focados em determinado tipo de população -  diabéticos, hipertensos, obesos, pacientes com hanseníase etc., quando o dia de cada atividade chega os pacientes já estão orientados a procurar determinado local na unidade e aguardar até que as atividades comecem, há palestras, dinâmicas e uma soma no conhecimento de seu problema de saúde.

3º - Antigamente os preservativos eram entregues a população por meio das assistentes sociais, hoje eles ficam à disposição da população em uma caixa na recepção, sem nenhum impedimento. Mas os paciente interessados nos mesmos chegam à unidade e ficam olhando a caixa como na imagem abaixo, só pegam depois que algum funcionário percebe que o paciente deseja algo. O olhar é como um mecanismo de acionamento para recebimento do item desejado e realmente funciona.

 


  

Fonte: Fragmento de texto retirado do site:https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070417095800AAElPrC)  

(Fragmento de texto retirado do site: http://cafe-com-ciencia.blogspot.com.br/2012/02/o-condicionamento-operante-definicao-e.html)

Postado por Káritas Ribeiro

Ações Disciplinares

Para eliminar comportamentos não aceitos em certo ambiente de trabalho, existem as punições.

Quando muito severas, as punições não impedem o indivíduo de repetir o comportamento. Sendo que a punição só é considerada punitiva quando o comportamento inadequado vai diminuindo, variando de indivíduo para indivíduo.

Existem dois tipos de punição: a positiva e a negativa.

Na positiva, é quando cria-se um contexto no ambiente para influenciar na correção do comportamento.

Na negativa, é quando retiramos do ambiente algo já reforçado com advertências. Aplicando já punições que obriguem o indivíduo a se adaptar ao meio.

 

Por exemplo: um funcionário sempre recebe descontos no seu salário por chegar atrasado, logo terá sua ''comissão" no final do mês suspensa pelo fato de só os descontos não adiantarem.

Se precisasse tomar ação disciplinar contra um funcionário, tentaria de todas as formas corrigi-lo com punições positivas, sempre o motivando-o a trabalhar para o lado da empresa. Caso não adiantasse, já aplicaria punições negativas, sempre respeitando o empregado verbalmente e psicologicamente.
Postado por Carolina Lacerda

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Reforço Positivo e Negativo 

Existem duas formas de reforço que são: o positivo e o negativo. Ambos têm como escopo ensinar e reforçar um determinado comportamento. O indivíduo aprende qual o comportamento desejável para alcançar determinado objetivo.  
 
 


Punição por Adição e por Subtração 
A punição, ao contrário do reforço negativo, (que visa à continuação do comportamento) tem como objetivo a extinção do comportamento, ou seja, com o passar do tempo, a probabilidade de ele ocorrer novamente diminui. O reforço negativo, não é um evento punitivo: é a remoção de um evento punitivo. Ambos utilizam de estímulos aversivos. 
A punição pode acarretar uma série de problemas: o tipo de estimulação aversiva acarreta respostas do sistema nervoso, entendidas como ansiedade, depressão, baixa autoestima.
Tanto a extinção quanto a punição tendem a diminuir a frequência dos comportamentos. Na extinção, o comportamento tende a diminuir de frequência em função da retirada de reforços contingentes à resposta (aqueles que são responsáveis pela sua manutenção). 

Fonte:http://psicologiaexperimental.blogs.sapo.pt/877.html

Postado por Anna Carolina
Satisfação no trabalho e motivação 


"Existe uma relação muito estreita entre satisfação no trabalho e motivação. Entendemos satisfação no trabalho como sendo uma reação afetiva do trabalhador em relação ao que desenvolve. É o resultado que ele estabelece em relação ao trabalho e seus próprios valores. Por outro lado, Stephen Carrol e Henry Tossi conceituam motivação como sendo “um estado mental do indivíduo que promove determinados tipos de comportamento”. Percebe-se então uma relação entre esses dois conceitos."  

Autor: MIGUEL ABBOUO 

  


Postado por Aline Magalhães

         

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Aprendizagem  

"Aprendizagem é um fenômeno ou um método relacionado com o ato ou efeito de aprender. A aprendizagem estabelece ligações entre certos estímulos respostas equivalentes, causando um aumento da adaptação de um ser vivo ao seu meio envolvente".
"Sendo um fenômeno que faz parte da pedagogia, a aprendizagem é uma modificação do comportamento do indivíduo em função da experiência. A aprendizagem escolar se distingue pelo caráter sistemático e intencional e pela organização das atividades (estímulos) que a desencadeiam, atividades que inserem em um quadro de finalidades e exigências determinadas pela instituição escolar".
Postado por Luíza Pelegrini

domingo, 25 de maio de 2014

Teorias de Motivação 

       Teoria de Maslow

 


    A teoria de E.R.C (Existência, Relacionamento, Crescimento) de Clayton Alderfer

      Necessidades existenciais: inclui o desejo do bem-estar fisiológico e material;

Necessidades de relacionamento: inclui o desejo de obter relacionamentos interpessoais satisfatórios;

Necessidades de crescimento: inclui o desejo constante de crescimento e desenvolvimento pessoal.

 

         Teoria das Necessidades Adquiridas de David McClelland

Necessidade de realização: ambição da pessoa em alcançar objetivos que representem desafios em fazer melhor e mais eficientemente;

Necessidade de poder: a ambição de decidir, controlar e de influenciar ou ser responsável pelo desempenho dos outros;

Necessidade de associação: ambição de manter relações pessoais estreitas e de amizade.

Postado por Carol Borges

sábado, 24 de maio de 2014

Motivação


Motivação pode ser entendida como um processo que leva o indivíduo a persistir em um comportamento orientado para a conquista de algum objetivo ou meta.
Assim, a motivação é  um conjunto de fatores psicológicos, emocionais e sociais, sendo  responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o alcance de objetivos.




 

Fonte: http://www.significados.com.br/motivacao/ 
https://www.youtube.com/watch?v=o0-wqgQe7BY

Postado por Anna Luiza